A resposta ERPI é desenvolvida em equipamento, destinada a alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, para pessoas idosas ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia.
A Santa Casa da Misericórdia, neste momento, funciona apenas com 14 acordos de cooperação com o Instituto da Segurança Social no entanto tem capacidade instalada para acolher 27 utentes.
O processo de admissão inicia-se com a inscrição para posterior análise de situação com base nos critérios definidos pela Mesa Administrativa.
Os principais objectivos da resposta social são:
- Garantir o bem estar, a qualidade de vida e a segurança dos utentes;
- Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento;
- Potenciar a participação da pessoa idosa na resolução dos próprios problemas e na vida social e cultural da comunidade;
- Estimular o espirito de solidariedade e de entreajuda por parte dos utentes e incentivar a relação interfamiliar e as relações intergeracionais.
Serviços Prestados e Atividades Desenvolvidas
A resposta social proporciona, basicamente, os seguintes serviços:
- Alojamento;
- Tomada de refeições (peq.- almoço, almoço, lanche, jantar e ceia);
- Prestação de cuidados de higiene e conforto;
- Lavagem e tratamento de roupa pessoal e de cama;
- Vigilância 24h por dia, durante a sua estadia na resposta social
- Acompanhamento médico e de enfermagem;
- Atividades de convívio, animação, ocupação e lazer;
- Assistência religiosa, desde que possível.
- A resposta social Estrutura Residencial para Pessoas Idosos pode, ainda, assegurar outros serviços, de acordo com as necessidade dos utentes e se solicitados